Nome completo

Christopher Andrew Hoy

Nacionalidade

GBR

Nascimento

23/3/1976

Local

Edimburgo

Altura

1,85m

Ouro

6

Prata

1

Bronze

0

Total

7

Participações

Sydney 2000

Atenas 2004

Pequim 2008

Londres 2012

Outras conquistas

11 vezes campeão mundial

No mais famoso momento de “E.T – O Extraterrestre” (1981), clássico do diretor Steven Spielberg, o garoto Elliott (Henry Thomas) voa em uma bicicleta carregando o alienígena que é protagonista do filme. A cena mudaria a vida de um garoto que tinha 5 anos quando o longa foi lançado. Inspirado pela cena, o britânico Chris Hoy decidiu dedicar-se ao ciclismo e acabaria se tornando o maior atleta olímpico da modalidade.

Ainda na infância e adolescência, Hoy, que começou a competir aos 7 anos, seria um dos dez melhores atletas de BMX do mundo, além de medalhista no Campeonato Escocês júnior de remo. Foi apenas aos 17 anos que mudou-se para o ciclismo de pista e construiu uma carreira vencedora como jamais havia acontecido na modalidade. E não foi a primeira mudança que teria de fazer. Os 1.000 metros contrarrelógio, prova que em Atenas 2004 lhe deu seu primeiro ouro, deixaria o programa dos Jogos. Chris passou então a disputar as competições de velocidade e keirin, em que uma bicicleta elétrica conduz o pelotão até que os atletas fiquem livres para disputar posições nos 700 metros finais. Deu certo: o britânico conquistou três medalhas de ouro em Pequim 2008, duas nas provas individuais e uma em velocidade por equipes.

Chris é um gigante, um dos maiores atletas que este país já viu

Steve Redgrave , remador britânico dono de cinco ouros.

A performance lhe fez receber o título de cavaleiro, passando a ser Sir Christopher Andrew Hoy. A coroação da carreira do ciclista aconteceria em casa, nos Jogos de Londres, em 2012, quando repetiu o ouro no keirin e em velocidade por equipes, alcançando inéditos seis títulos olímpicos no ciclismo, que se somaram a 11 medalhas de ouro em Mundiais.

Em homenagem a Hoy, foi batizado com seu nome o velódromo construído em Glasgow para a edição de 2014 dos Jogos da Comunidade Britânica, competição em que ganhou dois ouros e dois bronzes em 2002 e 2006. Casado com uma advogada escocesa e apaixonado por automobilismo, disputou depois de deixar o ciclismo competições de carros protótipos e chegou a subir no pódio em sua categoria.

Chris Hoy lidera pelotão em prova em Londres 2012

Arquivo/COI

Chris Hoy lidera pelotão para buscar seu segundo ouro no keirin, em Londres 2012

search-sample