Nome completo

Jan-Ove Waldner

Nacionalidade

SUE

Nascimento

3/10/1965

Local

Estocolmo

Altura

1,79m

Ouro

1

Prata

1

Bronze

0

Total

2

Participações

Seul 1988

Barcelona 1992

Atlanta 1996

Sydney 2000

Atenas 2004

Histórico olímpico

1992 [ouro individual] 2000 [prata individual]

Outras conquistas

Seis títulos mundiais e 11 europeus

Imagine um mesa-tenista sueco que é reverenciado na China, o país que domina a modalidade há décadas. Jan-Ove Waldner é conhecido entre os chineses como Árvore Sempre Viva. Suas duas medalhas olímpicas na competição individual, uma delas de ouro, além de cinco títulos mundiais por equipes e individualmente, fizeram dele uma lenda.

O tênis de mesa estreou nos Jogos Olímpicos em Seul 1988. Desde então, Waldner foi o único não-chinês e não sul-coreano a conquistar o ouro da campeão da competição individual. Aconteceu em Barcelona 1992, a segunda das cinco edições que disputou. Voltaria a subir no pódio em Sydney 2000, quando faturou a prata. É o único não-chinês a conquistar os títulos do Campeonato Mundial. Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Quando Jan-Ove Waldner vai à China é como se uma estrela do rock estivesse na Times Square

George Vecsey , jornalista do "The New York Times"

O sucesso de Waldner está intimamente ligado à China. Ainda na adolescência, viajou ao país com outros suecos para participar de uma série de treinamentos. Ficou surpreso com a dedicação e a solidariedade que existia entre os atletas chineses. Adotou para si aqueles métodos e entendeu que era um caminho para se tornar um campeão em um esporte dominado por atletas do extremo oriente. Ainda hoje é uma das personalidades mais conhecidos na China.

Embora longe dos resultados dos principais atletas do mundo, o sueco seguiu jogando até 2016, quando anunciou a aposentadoria aos 50 anos de idade e 38 de carreira.

search-sample