Nome completo

Charles Frederick Kiraly

Nacionalidade

EUA

Nascimento

3/11/1960

Local

Jackson

Altura

1,90m

Ouro

3

Prata

0

Bronze

0

Total

3

Participações

Los Angeles 1984

Seul 1988

Atlanta 1996

Outras conquistas

Campeão mundial (1986)

Faça uma lista dos melhores jogadores de vôlei de todos os tempos. Mas,  para isso, decida os escolhidos a partir da segunda colocação, Porque é quase certo que o primeiro da lista será Karch Kiraly. Um gênio que dominou a modalidade nos anos 1980, foi eleito melhor jogador do século 20 pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e que, depois de migrar para o ascendente vôlei de praia, conseguiu ser o primeiro grande atleta na areia.

O vôlei entrou na vida de Kiraly por causa do pai, um médico que praticou o esporte na Hungria, onde nasceu. Ainda antes de chegar ao topo do esporte, conduziu a UCLA, tradicional universidade californiana, a três títulos da NCAA, a liga americana de esportes universitários, e por duas vezes foi eleito o melhor jogador da competição. Como atleta dos Bruins, como é chamada a equipe, Karch venceu 123 jogos dos 128 que disputou.

A promessa de futuro craque se cumpriu, e conquistou pelos EUA duas medalhas de ouro olímpicas (1984 e 1988), um Mundial (1986), um Pan-Americano (1987) e uma Copa do Mundo (1988). Jogando na Itália, conduziu o Il Messaggero (antigo Porto Ravenna) ao título mundial de clubes em 1991.

Karch Kiraly com a taça do Mundial feminino de 2014

FIVB

Como técnico, Kiraly foi campeão mundial com a seleção feminina (2014)

O rei das quadras decidiu então voltar a dedicar-se ao vôlei de praia, que crescia muito em importância internacionalmente. Passo natural, já que Kiraly cresceu jogando em praias na Califórnia e havia disputado seu primeiro torneio na areia aos 11 anos. Adaptado, tornou-se a primeira grande estrela da modalidade, que estreou em Jogos Olímpicos em Atlanta-1996 coroando mais uma vez Kiraly, que jogou em parceria com Kent Steffes. A dupla levou a medalha de ouro sem perder um set sequer.

Com o fim da carreira de atleta, Kiraly seguiu no vôlei como treinador. Foi assistente-técnico na campanha que levou a seleção feminina dos EUA à prata nos Jogos de Londres-2012 – com derrota para o Brasil na final – e, já como técnico principal, levou a equipe ao título mundial em 2014, derrotando a China na disputa pelo ouro.

search-sample