Nome completo

Stephen Geoffrey Redgrave

Nacionalidade

GBR

Nascimento

23/3/1962

Local

Marlow

Altura

1,93m

Ouro

5

Prata

0

Bronze

1

Total

6

Participações

Los Angeles 1984

Seul 1988

Barcelona 1992

Atlanta 1996

Sydney 2000

Outras conquistas

Nove vezes campeão mundial

O britânico Steve Redgrave é o único remador a conquistar medalhas de ouro em cinco edições dos Jogos Olímpicos. Em uma carreira de sucesso nos anos 1980, 1990 e 2000, que incluiu nove títulos mundiais, tornou-se sinônimo do esporte que praticou.

Redgrave foi um atleta obcecado de tal forma que, ao se aposentar, brincou dizendo que qualquer um que o visse remando a partir daquele momento, estaria autorizado a lhe dar um tiro. “O esporte me deu tudo, inclusive a minha mulher”, disse o britânico, que é casado com a também ex-remadora Ann Callaway. “Sou grato, mas a partir de agora quero ter mais tempo para me dedicar a outras coisas”, afirmou.

Steve Redgrave e Mathew Pinsent celebram a medalha de ouro em Barcelona 1992

Arquivo/COI

Steve Redgrave (à direita) e Mathew Pinsent celebram a medalha de ouro em Barcelona 1992

O pentacampeão olímpico foi um especialista no dois sem, barco com dois remadores sem timoneiro. Foi nesta prova que conseguiu três de seus cinco ouros olímpicos e seis de seus nove títulos mundiais. Matthew Pinsent foi seu parceiro mais importante, presente em três ouros de Redgrave – dois do dois sem e mais um do quatro sem em Sydney 2000.

“Steve Redgrave é meu herói. Como atleta, foi um gigante não apenas na parte física, mas também mentalmente. Não vejo como possa existir outro como ele”, diz James Cracknell, remador britânico dono de dois ouros olímpicos e que conquistou com Redgrave em Sydney 2000 a medalha de ouro do quatro sem.

O pai de Redgrave combateu na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Aposentado, o ex-remador passou a dedicar-se às maratonas. Em 2001 foi condecorado como cavaleiro e recebeu o título de sir. É pai de três filhos e Natalie venceu em 2011 pela universidade de Oxford a tradicional disputa de remo contra Cambridge. Nos Jogos de Londres 2012, foi um dos carregadores da tocha dentro do estádio na cerimônia de abertura.

search-sample