O hóquei sobre grama é um jogo mais antigo do que você provavelmente imagina. Alguns registros indicam que um formato semelhante ao atual era disputado no antigo Egito, por volta do ano 2000 a. C. Existem evidências históricas de que romanos, gregos e astecas também corriam atrás de uma bola com um taco na mão.

A forma moderna do hóquei sobre grama, porém, surgiu apenas na metade do século 18, em escolas da Inglaterra. Embora de origem inglesa, acredita-se que a origem do nome da modalidade vem da palavra francesa hocquet (taco).

Jogo de hóquei sobre grama entre Índia e EUA em Melbourne 1956

Arquivo/Life

Índia 16 x 0 Estados Unidos, em Melbourne 1956: os indianos levariam seu sexto ouro seguido no hóquei

A primeira equipe de hóquei sobre grama foi criada em 1861, o Hockey Club Blackheath, de Londres. O novo esporte caiu no gosto popular e passou a ser difundido não apenas pelo país, mas como em todas as demais colônias britânicas, com ajuda de trabalhadores e militares – o que explica o sucesso internacional de países com a Índia e o Paquistão.

O passo seguinte para tornar o hóquei um esporte mundial foi dado em 1886, quando foi fundada a Associação Amadora de Hóquei, a primeira entidade que teria como função administrar e difundir a nova modalidade. A FIH (Federação Internacional de Hóquei) a substituiu em 1924, depois da estreia da modalidade no programa olímpico, nos Jogos de Londres 1908, ainda na condição de esporte de demonstração.

No Brasil, o hóquei sobre grama chegou em 1880, por meio de imigrantes ingleses e alemães. O primeiro clube fundado no país foi o Skating Palace, em São Paulo, no início do século 20. A modalidade só teve sua primeira entidade nacional criada muito tempo depois, em 1998, com a fundação da ABH (Associação Brasileira de Hóquei). No mesmo ano foi formada a primeira seleção brasileira, que disputou o Campeonato Sul-Americano, no Chile.

Austrália e Espanha, jogo de Hóquei sobre grama em Atlanta 1996

Arquivo/COI

A goleira espanhola tenta evitar gol da forte seleção australiana nos Jogos de Atlanta 1996

Em 2007, por causa dos Jogos Pan-Americanos disputados no Rio, o Brasil ganhou seu primeiro campo oficial de hóquei, no Complexo Esportivo de Deodoro, mesmo local que passou a receber todas as competições.

História olímpica

O hóquei sobre grama estreou nos Jogos Olímpicos como esporte de demonstração em Londres 1908 e desde então ficou ausente apenas duas vezes: em Estocolmo 1912  e em Paris 1924, quando os organizadores reclamaram da ausência de uma entidade internacional que regulamentasse o hóquei. A fundação da FIH foi vital para que o COI (Comitê Olímpico Internacional) admitisse a volta do esporte em Amsterdã 1928, para nunca mais deixar de ser disputado.

A partir de Montreal 1976, as disputas começaram a ocorrer em campos de grama sintética, com base de água, o que tornou o jogo muito mais rápido. A última grande alteração aconteceu em Moscou 1980, com a entrada da competição feminina.

Jogo entre China e Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Wikimedia Commons

Jogo entre China e Coreia do Sul nos Jogos de Londres 2012: mulheres estrearam em Moscou 1980

A disputa do hóquei sobre grama nos Jogos Olímpicos envolve 12 países em cada evento, que são divididos em dois grupos de seis, em que todas as seleções se enfrentam. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais e os vencedores brigam pelo ouro, enquanto os perdedores disputam o bronze.

Nas semifinais, final e disputa da medalha de bronze, as partidas que terminam empatadas vão para a prorrogação e vence quem marcar um gol primeiro. Se a igualdade persistir, é feita uma disputa de cobranças de tiros livres. São cinco por time e alternadas depois disso até que haja um vencedor.

A grande potência histórica do hóquei sobre grama masculino é a Índia, com 11 medalhas, oito delas de ouro, embora a última delas tenha sido conquistada em Moscou 1980. Entre as mulheres, Austrália, Holanda e Argentina são as maiores forças.

Seleção francesa de hóquei sobre grama que disputou os Jogos da Antuérpia 1920

Arquivo/COI

A seleção francesa que terminou em quarto e último lugar nos Jogos da Antuérpia 1920

Fonte: COI (Comitê Olímpico Internacional), COB (Comitê Olímpico do Brasil), Rio 2016, FIH (Federação Internacional de Hóquei), CBHG e (Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama).

Bikpek

search-sample