Natação durante a disputa do triatlo em Sydney 2000

Arquivo/COI

Triatlo estreou em Sydney 2000: a Austrália é uma potência no esporte

O triatlo, modalidade que reúne corrida, ciclismo e natação, surgiu na cidade americana de San Diego, em 1974, em um clube de atletismo que, ao dar férias aos seus atletas, passava uma planilha de treinamentos na qual constavam, principalmente, exercícios de natação e ciclismo para que os atletas descansassem um pouco dos treinos e competições habituais. Ao voltar das férias, os treinadores faziam testes com os atletas, para saber se realmente eles tinham cumprido a planilha.

Na tarefa dada, constava que estes atletas teriam que nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros no condomínio fechado ao lado do clube e, finalmente, correr 5 quilômetros na pista de atletismo. Os atletas gostaram tanto da brincadeira que pediram aos treinadores para que repetissem a dose nas férias seguintes, porém, convidando para um desafio os supostamente imbatíveis salva-vidas de San Diego.

O ciclismo durante a disputa do triatlo masculino nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres

Arquivo/COI

O ciclismo durante a disputa do triatlo masculino nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres

A prova teve 55 participantes e os atletas levaram nítida vantagem. Para as férias seguintes, em 1976, os salva-vidas propuseram algumas modificações: natação no mar e com aproximadamente 700 metros, ciclismo na avenida da praia e arredores, com 15 quilômetros de distância, e corrida de cross-country de 4,5 quilômetros.

A disputa foi aprovada, tanto que no mesmo ano a realizaram três vezes, daí surgindo o nome triatlo. A nova modalidade passou por várias modificações até a forma olímpica (standard) atual, idealizada em 1982 para ser esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984.

No Brasil, a primeira competição oficial aconteceu em 1983 e a confederação foi fundada em 1991

O esporte ganhou força rapidamente. Em 1989, foi fundada a federação internacional e realizado o primeiro Mundial de Triatlo, na França. Na mesma época, acabaram decididas as distâncias oficiais para a modalidade, que seriam usadas nos Jogos: 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Os irmãos Alistair e Jonathan Brownlee e Javier Gómez: ouro, prata e bronze em Londres 2012

Arquivo/COI

Os irmãos Alistair (esquerda) e Jonny Brownlee (direita) e Javier Gómez: o pódio de Londres 2012

Em 1991, a União Internacional de Triatlo (ITU, em inglês) lançou a Copa do Mundo, um circuito com 12 etapas em nove países – números que variaram ao longo dos anos.

No Brasil, o triatlo começou a ser praticado em 1981, mas a primeira competição oficial aconteceu apenas dois anos depois, em 1983, no Rio de Janeiro. A confederação brasileira da modalidade (CBTri) foi formada após quase uma década, em 1991.

História olímpica

O grande sucesso do triatlo começou a despertar entre os dirigentes da ITU o sonho de incluir o esporte no programa olímpico. Depois de várias rodadas de negociações com COI (Comitê Olímpico Internacional), ficou acertada a entrada do triatlo nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Nada mais apropriado: a Austrália, assim como a vizinha Nova Zelândia, é uma potência da modalidade.

O canadense Simon Whitfield vence a primeira disputa olímpica do triatlo, em Sydney 2000

Arquivo/COI

O canadense Simon Whitfield foi o primeiro campeão olímpico do triatlo

Para que a inclusão acontecesse, foram necessárias adaptações à regra, além de se estabelecer a distância standard: 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. O nome distância standard aconteceu como substituição ao nome distância olímpica, que foi utilizado para vincular a modalidade aos Jogos.

Nos Jogos Olímpicos, o triatlo é disputado em um evento único, tanto para a disputa masculina quanto para a feminina. Não há eliminatórias, as medalhas são decididas em prova única. Os participantes têm de cumprir todo o percurso, e o primeiro a terminá-lo leva a medalha de ouro. Eles não descansam sequer um minuto – as transições entre a natação e o ciclismo, e entre o ciclismo e a corrida, fazem parte da contagem do tempo.

O australiano Chris McCormack na edição de 2010 do Ironman do Havaí

Flickr/Chris McCormack

Embora seja uma competição de triatlo, o famoso Ironman é tão diferente da modalidade disputada nos Jogos Olímpicos que mais parece um outro esporte. Ele foi disputado pela primeira vez em 1978, no Havaí, por ideia do oficial da marinha dos EUA John Collins. O desejo era saber quem eram os atletas mais forte: nadadores, ciclistas ou corredores. A distância é de 3,8 km na água, 100 km de bicicleta e uma maratona (42,195 km) de corrida e hoje há disputas em diversos outros locais além do estado norte-americano.

Fonte: COI (Comitê Olímpico Internacional), COB (Comitê Olímpico do Brasil), Rio 2016, ITU (União Internacional do Triatlo) e CBTri (Confederação Brasileira de Triatlo).

Bikpek

search-sample